segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Linhaça - O que é e seus benefícios

A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum), muito utilizada em culinária, sendo consumida com casca e dela se extrai o óleo de linhaça, que é rico em Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9. Além disso, o óleo de linhaça é usado na indústria cosmética e em farmácias de manipulação.
A linhaça é uma fonte vegetal rica em proteínas, sais minerais, vitaminas e aminoácidos essenciais, mas o que a torna um alimento especial é o Ômega-3, as Fibras e Lignanas que ela possui. Pode parecer num primeiro momento, que as duas sementes diferenciam-se apenas pela cor e origem, mas as diferenças entre elas não ficam só por aí. A linhaça dourada é mais rica por ter maiores quantidades de Ômega-3 e Fibras, além de disponibilizar melhor as Lignanas por sua casca ser mais fina, atribuindo também um gosto mais leve e saboroso a linhaça.
O Ômega-3 presente na linhaça regulariza as níveis de colesterol, ajuda a controlar o açúcar no sangue, diminui inflamações, promove a renovação celular, fortalece e previne anomalias neurológicas, atua na produção de prostaglandinas que são compostos que melhoram a circulação sanguínea e removem o excesso de sódio dos rins, além disso, ela é um dos alimentos mais ricos em Ômega-3 existentes na natureza.
De fato, cerca de 56% do óleo de linhaça é composto de Ômega-3, o ácido graxo que evita obstruções nas artérias, contra 30% do óleo de salmão, por exemplo.
Seus ácidos graxos são antioxidantes, isto é, barram as moléculas de radicais livres por trás de várias doenças, e impedem a formação da placa de ateroma, que é a causa de várias doenças cardiovasculares. E ainda há evidências de que reforçam as defesas do corpo. Por fim, o Ômega-3 é empregado na construção de moléculas de hemoglobina, que carregam o oxigênio pelo sangue. Isso é conhecido dos médicos desde a década de 1950. O Ministério da Saúde recomenda a ingestão diária de 2g de ômega-3.
A linhaça também é rica em fibras, que são essenciais para o bom funcionamento do intestino, na regulação dos níveis de glicose sanguínea e dos níveis de colesterol, prevenindo e auxiliando no tratamento de várias doenças. Na composição da linhaça encontramos em torno de 10% de fibras.
As fibras são resíduos de células vegetais que não são digeridos pelo homem, mas mesmo assim são de grande importância para o bom funcionamento do organismo, para o controle da obesidade e prevenção de muitas doenças. O Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 20 a 30 g de fibras por dia, para que o nosso sistema digestivo possa funcionar bem, prevenir a obesidade e muitas doenças que a ela vem associada.
A linhaça é a fonte mais rica de lignana, o fitoestrógeno mais pesquisado recentemente pelos cientistas, e oferece proteção contra doenças sensíveis aos hormônios sexuais, como o câncer de mama, endométrio e da próstata (no caso do homem) e problemas do cólon, além de ajudar a diminuir os sintomas da menopausa. Estes benefícios estão relacionados ao fato da lignina ser a precursora dos hormônios enterodiol e enterolactona e estes exercerem atividade sobre o nível de estrogênio. 


www.linhalive.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário