segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Soja - As vantagens e a sua influência na saúde humana


Soja é um grão cultivado como alimento tanto para humanos quanto para animais. Pertence à família Fabaceae (leguminosa), assim como o feijão, a lentilha e a ervilha e é originária da China.
É um dos alimentos de origem vegetal que apresentam o maior teor de proteínas, contendo quase todos os aminoácidos essenciais que o corpo necessita para construir e renovar suas células. Pode até mesmo substituir as proteínas de origem animal, se consumidas com cereais integrais.
Pessoas que são portadoras de gota ou artrite não devem consumir alguns tipos de proteínas formadas por compostos purínicos, que são os responsáveis pela formação do ácido úrico, que nessas enfermidades está sempre elevado. Por isso, a soja é muito indicada como fonte de proteínas na alimentação diária dessas pessoas.
Além de fonte de proteínas, a soja é rica em fibras que auxiliam a controlar os quadros de colesterol elevado, regularizam as funções intestinais e atuam nas afecções como a diarréias, constipação e câncer de cólon.
Pessoas diabéticas podem fazer uso da soja, pois ela possui um baixo índice glicêmico e o seu teor elevado de fibras normaliza os níveis da glicose sanguínea.
Possui vitaminas do complexo B, como a vitamina B1, B2 e B3, que são raramente encontradas em alimentos de origem vegetal, mas, são essenciais para a manutenção de terminações nervosas e pele.
A soja é rica em isoflavonas, fitoestrógenos, repositores hormonais naturais, que diminuem os sintomas da menopausa e TPM, além de prevenir o câncer de próstata, de ovários, e de mama, doenças cardiovasculares e a osteoporose.
A soja contém 5% de minerais em sua composição, entre eles destaca-se o cálcio, ferro e zinco. Os minerais desempenham várias funções: regulação da atividade de enzimas, manutenção do equilíbrio de pH, manutenção da pressão osmótica, atuação no transporte de componentes essenciais através de membranas celulares, e como constituinte estrutural de certos tecidos, como os ossos.
Enfim, é inegável que a soja traz inúmeros benefícios à saúde, e o uso de soja e seus derivados, juntamente com alimentos saudáveis, como cereais integrais, frutas, legumes e verduras, são sempre bem-vindos para a obtenção de uma alimentação equilibrada e saudável.


Nenhum comentário:

Postar um comentário